Mais do que vender, é importante aproveitar para se relacionar com os clientes e gerar fidelidade
A globalização acirrou a concorrência entre as empresas. O cliente, cujas opções de compras antes se limitavam a lojas físicas, hoje se depara com uma gama imensurável de produtos e serviços na internet. Sim, o advento da Rede Mundial de Computadores trouxe inúmeros benefícios, mas, também, novos desafios às empresas. A dúvida que fica é: em meio a tantas ofertas vindas das mais diversas fontes, como se destacar e não sucumbir à concorrência?
Apostar no marketing de experiência para melhorar a qualidade do atendimento. Os consumidores têm mais opções do que nunca e eles sabem disso. Graças à internet, eles podem ter quase tudo que procuram, quando procuram. Como resultado, valorizam cada vez mais grandes experiências e a capacidade de se conectar com outras pessoas.
A estratégia de vendas com foco na experiência nos leva para um jogo diferente, com regras diferentes, e as empresas ganham ou perdem por causa da experiência que proporcionam a seus clientes e não pelo preço ou característica de seus produtos.
Hoje, todos na empresa precisam saber como ser criativa. A maneira com que seus funcionários atendem o telefone, com que respondem uma solicitação de um prospect, com que cumprem os prazos, a frequência que dizem não às pessoas, tudo isso ajuda a criar uma pontuação sobre a sua experiência.
Aos poucos, a empresa vai mostrando sua essência: voltada para uma experiência com o cliente ou que apenas pensa em vender, sem se importar com o que vem depois. Se existe uma coisa que podemos aprender com grandes marcas é a questão da fidelidade. Grandes experiências geram fidelidade e, quando uma pessoa, empresa, profissional ou parceiro de negócios é fiel a uma marca, trocá-la se torna mais doloroso, e cria um grande laço emocional entre os envolvidos.
Marketing de experiência não é apenas uma solução para evitar o abandono dos clientes, barrar a concorrência ou garantir a satisfação dos consumidores. A experiência é uma solução para ter os clientes próximos, construindo uma comunidade entorno da sua marca. A experiência é a única solução para que isso aconteça.
O fato é, a primeira impressão é a que fica. Sabe aquela pessoa que, assim que você conhece você não vai com a cara? Então, com a experiência acontece a mesma coisa. E como sabemos, mesmo que depois essa pessoa se torne a sua amiga, o desafio entre transformar antipatia em simpatia é duro e, sempre persiste uma pulga atrás da orelha. Logo as empresas precisam focar não só no primeiro contato, mas em como manter esta experiência positiva no tempo.