O momento é de recessão, mas os indicadores são positivos
Por Marco Oliveira
Nos últimos anos, passamos por períodos de grandes desafios, medos e recessões, essa que acredito ainda estarmos vivendo, mas com resultados que mostram que os indicadores de alguns setores do mercado só estão melhorando. Quando falo de recessão, não me refiro somente ao período pandêmico, mas de anos atrás. Assim como mostrou um estudo do professor do Insper, Michael Viriato, com os dados do Comitê de Datação de Ciclos Econômicos (Codace), afirmando que, desde o início da década de 1980, o brasileiro chegou a passar quase um terço da sua vida adulta vivendo num país em recessão.
Um bom exemplo dos indicadores que melhoram é o crescimento da indústria da moda que tem impulsionado a retomada econômica. Uma gigante chinesa do fast fashion, que vale hoje 100 bilhões de dólares, têm movimentado o setor em diversos países por meio de vendas online. No Brasil, o e-commerce de moda cresceu 20,56% em janeiro de 2022 em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com dados do índice MCC-ENET, resultantes de uma parceria entre a Companhia Compre & Confie e a Câmara Brasileira da Economia Digital.
O varejo online está cada vez mais presente no nosso dia a dia, porque o mundo inteiro está conectado. Afinal, os canais de venda mudaram, e o Brasil está crescendo via modelos digitais.
Até “ontem”, todos estavam muito preocupados com o caixa, com o comitê de crise atuando em meio à questão sanitária mundial. Porém, não devemos ficar estagnados no passado e não enxergar as oportunidades que estão à nossa frente, entender que o meu consumidor está comprando de um jeito diferente. Mais uma vez, sabemos que ainda há desafios a serem enfrentados e o momento é sim de recessão, mas é preciso aproveitar as possibilidades.
De modo geral, o e-commerce brasileiro registrou um faturamento recorde em 2021, totalizando mais de R$ 161 bilhões, um crescimento de 26,9% em relação ao ano anterior. O número de pedidos aumentou 16,9%, com 353 milhões de entregas, segundo levantamento da Neotrust, empresa responsável pelo monitoramento do setor no país. O valor médio por compra também registrou aumento de 8,6% em relação a 2020, atingindo a média de R$ 455. Além de moda, os segmentos de beleza, perfumaria e saúde – que apresentou crescimento de 87% no faturamento de venda de remédios pela Internet – são as categorias com mais pedidos feitos em 2021.
O que isso tudo nos ensina? Que as empresas precisam entender que devem estar o tempo todo olhando para os indicadores e, se for o caso, mudar o plano. Olhar para cenário econômico sim, mas também para “dentro de casa”, analisando o que pode ser feito internamente para alcançar boas metas e objetivos de negócio e não deixar a oportunidade passar. Não podemos ficar parados, esperando acontecer. Temos um mercado que, de certa forma, está reagindo bem.
Sobre a O4B
A O4B – Open For Business é uma consultoria formada por um time de executivos de mercado e de consultores, uma mescla que garante visão estratégica, metodologia e objetivo na execução. Com foco na construção de soluções corporativas, a O4B possui especialistas com anos de experiência na estratégia de acesso a mercado (Go-to-market). Em 2022, completou 10 anos de atuação no mercado, auxiliando grandes empresas no desenvolvimento e implementação de alternativas competitivas.