O individualismo é algo que vem criando situações de desrespeito no nosso dia a dia. Cortar pelo acostamento, furar fila(qualquer fila) parar em local proibido, jogar lixo na rua…etc. A desculpa é a competição, o stress, a falta de tempo etc… E ainda, as mesmas pessoas que tem este comportamento no dia seguinte estão postando palavras de ordem contra um ou outro corrupto. (que temos de sobra)
Mas. qual é a base de tudo?
Eu vou garantir a minha parte no jogo e o resto que cuide de tentar fazer o mesmo.
Esta prática diária no cotidiano esta na verdade aumentando o stress, a competição e a falta de tempo…é um processo que tem que parar.
Tenho conversado com vários empreendedores a respeito desta prática nas empresas, principalmente nas de pequeno e médio porte. Imaginem em um grupo de empresas trabalhando de modo colaborativo efetivo e não pensando em tirar vantagem unilateral nas negociações, qual seria o potencial destes negócios com esta visão colaborativa e não puramente competitiva?
Na prática tanto na vida social como na vida corporativa o individualismo não gera o valor potencial que podemos gerar quando colaboramos.